AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Viagem Enogastronômica para a Borgonha


A amiga do vinho Márcia Monteiro, está organizando uma interessante viagem enogastronômica para a Borgonha em Outubro.
Um grupo privilegiado de 10 pessoas terão um roteiro de visitas e degustações, além de curso de vinhos da Borgonha e aula culinária francesa.
O "Outono na Borgonha 2013" terá visitas em Chablis, Vézelay, Beaune, Chateaus de Clos Vougeot, Gevrey-Chambertin, Savignyles-Beaune, Pommard, Volnay, Meursault.

Entre em contato com a Márcia: marciatrip4@gmail.com , ou no blog: www.viagensdemarcia,blogspot.com.br

Veja abaixo o roteiro:


SEGUNDA-FEIRA, 07 OUTUBRO 2013 - CHEGADA A PARIS
Chegada a Paris - Chablis - Vézelay - Beaune
Bem-vindos à França! Chegada no aeroporto Charles de Gaule por volta das 6-7hs da manhã. Recepção do guia.
Saída para Chablis e descoberta da região dos Chardonnays mais minerais do planeta! Visita ao DomaineWilliam Fèvre, uma das maiores referências de vinhos da região. Degustação com introdução aos vinhos e terroir de Chablis.
Almoço tradicional em uma ferme-auberge com cozinha típica da região do Morvan...conhecida pela sua especialidade em caça.
A tarde, visita à magnífica Basílica de Vézelay, construída no século XI e onde descansam as relíquias de Maria Madalena.
Seguimos para Beaune, instalação no hotel e jantar de "Bienvenue"!
* Degustação: Domaine William Fèvre
* Refeições Incluídas: Almoço e Jantar Gastronômico
TERÇA FEIRA, DIA 08 OUTUBRO 2013
- Beaune - Côte de Nuits - Beaune
Hoje é dia de visitarmos os vinhedos...começamos com um passeio pela Route des Grands Crus e visita ao Château de Clos de Vougeot, antiga vinícola dos monges cistercienses construída no século XII, e hoje abriga a confraria "Chevaliers de Tastevin". Como estamos na terra dos grandes vinhos tintos, não poderíamos deixar de conhecer as vinhas do mais caro e renomado vinho do mundo: Romanée-Conti!
Seguiremos nosso passeio para Gevrey-Chambertin, a cidade ícone dos tintos da Borgonha. Para se ter uma ideia....aqui encontramos 9 dos 33 Grand Crus da Borgonha! Visitaremos também, uma fábrica de queijos com degustação de algumas variedades típicas da região. Veremos a fabricação de um dos mais venerados queijos da França, o Epoisse.
No final da tarde, iremos para o Château de Villars-Fontaine, onde descobriremos todo o encanto das velhas safras numa degustação conduzida pelo consultor de vinhos Jean-Claude Cara.
Retorno ao hotel. Noite em Beaune.

*Degustação: Domaine Rion, Château de Villars-Fontaine e fábrica de queijos

* Refeições Incluídas: Café da Manhã e Almoço

QUARTA FEIRA, DIA 09 OUTUBRO 2013

- Beaune e Região

Hoje é dia de compras...visitaremos o "Marché de Beuane", o mercado aberto que acontece todas às quartas feiras e sábados pela manhã. Lá, os habitantes da cidade se reúnem para desfrutar do colorido e do aroma na praça central...são queijos, champignons, embutidos, geléias, frutas, flores. E com a ajuda do Chef Jean-Claude, todos participarão na escolha e na compra dos produtos frescos que serão os ingredientes para aula de culinária que acontecerá a noite!
Saída para Savigny-les-Beaune e visita à célebre Maison Parigot et Richard que há mais de um século produz o melhor "Crémant de Bourgogne", o espumante local. Entenderemos o "méthode traditionelle" ( o mesmo usada em Champagne), seguido de degustação.
Delicioso almoço harmonizado em uma vinícola.
De volta a Beaune, visitaremos o maravilhoso " Hospices de Beaune" considerado o hospital mais moderno do mundo no século XV, cujo telhado é cartão postal da Borgonha!
E neste final de tarde, você se transformará em um Chef! Teremos uma aula onde iremos descobrir inúmeros segredos da culinária francesa! Um jantar delicioso preparado por você!

* Degustação: Maison Parigot & Richard, Domaine Comte Senard
* Refeições Incluídas: Café da Manhã e Curso Culinária/Jantar

QUINTA FEIRA, DIA 10 OUTUBRO 2013

- Beaune -Meursault - Puligny -Beaune

Saída para Côte de Beaune: Pommard, Volnay e Meursault, pequenas cidades que deram origem a grandes apelações. Saboreie a diferença de cada vinho...a elegância do Volnay, a força do Pommard e o volume dos Montrachets, o ícone dos brancos da região.
Visita ao deslumbrante Château Pommard que abriga imponentes esculturas originais de Salvador Dalí.
Após um delicioso almoço, seguiremos para Puligny Montrachet. No caminho, descobriremos o modo de fabricação das barricas de carvalho seguido de análise sensorial para entendermos os possíveis aromas deixados pelo carvalho no vinho.
Para quem quiser comprar garrafas... uma incrível seleção de vinhos feita no Caveau de Chassagne, onde estão os rótulos mais prestigiados da Borgonha! Retorno a Beaune.

* Degustação: Château de Pommard, Caveau de Chassagne
* Refeições Incluídas: Café da Manhã e Almoço

SEXTA FEIRA, DIA 11 DE OUTUBRO DE 2013

Começaremos o dia com uma visita à uma fábrica de mostarda, condimento indispensável na culinária da Borgonha.
Depois de dias maravilhosos...nos despedimos na estação de trem de Beaune!

* Degustação: Fábrica de Mostarda
* Refeição Incluída: Café da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário