AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Micróbios nas uvas podem alterar o sabor do vinho


JOANESBURGO - Diferenças em micróbios presentes nas uvas, mesmo em partes diferentes de uma mesma vinícola, podem alterar o sabor das amostras de vinhos em tanques diferentes, de acordo com um estudo publicado na PLOS ONE por Mathabatha Setati e sua equipe da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul.

Na indústria de vinhos as comunidades de fungos são especialmente importantes. As espécies de micróbios presentes na uva podem alterar o processo de fermentação e as propriedades aromáticas do produto final — explica Setati.

Para o estudo, a equipe de pesquisadores usou amostras de uvas de vinhas diferentes em três vinícolas comercialmente estabelecidas, cada qual com um sistema de produção diferente para o cultivo das uvas: orgânico, tradicional ou biodinâmico.

Nas três formas de cultivo, a mesma espécie de levedura foi considerada dominante, mas a vinícola menos tratada apresentou mais variedade de fungos que as outras, sendo influenciada também pela exposição ao sol e pela temperatura.

Nossas descobertas poderiam ajudar os produtores a melhorar as estratégias de fabricação e consistência da bebida — acredita o pesquisador.

Fonte: O Globo Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário