RIO - O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) acaba de conceder aos vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul, a Denominação de Origem (DO), considerada a mais valiosa modalidade de indicação geográfica. Em 2002 os produtos da região haviam sido os primeiros produtos brasileiros a receber Indicação Geográfica (IG), forma de identificação de procedência que, segundo o INPI, depende do cumprimento de menos exigências do que a DO.
A concessão da DO, segundo o INPI, evidencia que o produto possui um diferencial por ser daquela região. “O nome da região designa produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio, incluindo fatores naturais e humanos”, diz o texto do INPI.
A solicitação de DO foi feita em 2010 pela Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Para que o certificado concedido hoje entre em vigor os produtores têm 60 dias para pagarem a taxa de expedição do documento.
Outros produtos brasileiros já tem indicação de procedência, na modalidade DO ou IG, como a Cachaça de Parati (RJ), a cachaça de Salinas (MG), a Carne do Pampa Gaúcho, o Camarão do Ceará e o Arroz do Litoral Norte Gaúcho. É a primeira vez que vinhos brasileiros conquistam a modalidade DO.
Fonte: Valor Econômico (Chico Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário