AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

sábado, 30 de agosto de 2014

É tempo de Amora !

A cidade está  repleta de amoreiras, é tempo de Amora !

Nesta semana, percorrendo ruas do bairro, percebi inúmeras amoreiras, não resisti em ver árvores tão carregadas e peguei um pouco desta frutinha pequenina e de tantos benefícios.

Dizem que o consumo diário de 20 unidades, elimina a fadiga, melhora o humor e previne inúmeras doenças.


A Amora me fez lembrar Aroma, pois quando degustamos um vinho, reconhecemos o seu aroma e identificá-lo é um exercício muito prazeroso.

Não é difícil reconhecer os aromas nos vinhos, tudo é questão de prática e paciência, a nossa memória olfativa é muito poderosa e ativa muita experiência.

Para aprimorar nossa memória olfativa vale a pena ir a feira ou hortifrúti e cheirar as frutas, existe um mundo de aromas para serem sentidos, assim, com o tempo a memória olfativa estará cada vez mais treinada.

Os aromas dos vinhos estão classificados em três categorias:

Primários: aromas preexistentes na uva.

Secundários: aromas que surgem no processo da fermentação alcoólica.

Terciários: aromas adquiridos no estágio do vinho, barrica ou garrafa, vinhos que são capazes de melhorar com o tempo.

Amora - aroma frutado, presente na grande maioria do vinhos tintos.

Que tempo bom de amora, frutinha pequenina que amo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário