AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

domingo, 18 de junho de 2017

Novo lote de espumantes Miolo será submerso em mar francês

Primeira vinícola brasileira a envelhecer espumantes em uma cave submersa, a Miolo anuncia a imersão do segundo lote de seu Miolo Cuvée Tradition Branco Brut e revela outra novidade: garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé também serão colocadas no mar da província de Bretagne, na França. 


A operação está agendada para o mês de junho e, assim como no primeiro lote que repousa atualmente no mar, os novos lotes permanecerão no local por um ano. O processo cria caves submarinas em condições ideais: escuridão,umidade total, temperatura e pressão constante. Segundo Adriano Miolo, superintendente do grupo, os efeitos resultantes da conservação dos espumantes no fundo do mar são observados em testes laboratoriais e degustações


Um rótulo submerso apresenta até 10 vezes mais compostos moleculares do que o envelhecido aos moldes tradicionais; esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade do espumante. Em provas às cegas, os resultados indicaram destaques relevantes para afirmar a qualidade do método: os espumantes apresentam sabor mais rico e floral, adquirem complexidade sem perder o frescor, além de apuradas notas de manteiga e castanha. Todos os efeitos da primeira submersão no Miolo Cuvée Tradition Branco Brut poderão ser conferidos em breve: eles serão retirados do mar entre outubro e novembro deste anot e comercializados em edição especial no Brasil e na Europa


Em 2018 serão conhecidos os resultados no Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé. “O mercado está com grandes expectativas em relação à retirada das garrafas do mar. Aqui e na Europa o final do ano é um momento de grande venda de espumantes e, sem dúvida, apreciadores e colecionadores vão querer ter em suas adegas e comemorações o primeiro produto brasileiro envelhecido em cave submersa”, resume Adriano Miolo. 


Os rótulos da linha Miolo Cuvée Tradition são elaborados no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional, com fermentação na própria garrafa; o processo é o mesmo utilizado pelas maisons francesas para a elaboração de Champagne. 

O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos - Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional - Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central - Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco - Vinícola Terranova (200 hectares).


Fonte: CH2A Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário