AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

domingo, 12 de julho de 2015

Vinho Verde, não há outro assim, viva a espontaneidade !

"Viva a espontaneidade".

Foi neste tema, que participei no dia 30/06 do Curso / Palestra de Vinho Verde, suas uvas e seus vinhos.
O curso foi promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e Senac Santo Amaro.

Bruno Almeida, enólogo da CVRVV (Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes) contou sobre a região de Minho em Portugal, onde acontece o melhor desenvolvimento dos Vinhos Verdes, abordando todos os temas que estão envolvidos no processo deste vinho, desde sua história até os terroirs ideais.

Quando se prova Vinho Verde "espontaneidade" é a palavra, porque o Vinho Verde é um vinho jovem, refrescante e leve, perfeito para os momentos mais descontraídos. Um vinho natural, baixo em calorias, criado por enólogos e produtores de vinho que mostram que o saber de muitos anos combina bem com idéias acabadas de nascer.

O  Vinho Verde é produzido no noroeste de Portugal, uma região litoral que confere naturalmente o frescor, baixo teor alcoólico e leveza presentes no vinho. É um vinho de aromas frutados e florais, sabor macio, acidez perfeita e leveza de corpo.
A conjugação perfeita para uma agradável sensação de harmonia e persistência na boca.


A CVRVV (Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes) certifica com o seu selo de garantia numerado a autenticidade , origem e qualidade dos Vinhos Verdes.


Para que possa saborear em pleno o prazer de um Vinho Verde, deve respeitar para cada um deles as temperatiras recomendadas:

  • Vinho Verde Branco: 8 a 12º C
  • Vinho Verde Rosado: 10 a 12º C
  • Vinho Verde Tinto: 12 a 15º C

Principais castas brancas:
Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Batoca, Loureiro, Trajadura.

Principais castas tintas:
Amaral, Borraçal, Alvarelhão, Espadeiro, Padeiro, Pedral, Rabo de Anho, Vinhão.

Vinhos degustados:
  • Quinta de Curvos 2013 - Loureiro
  • Casa de Vilacetinho 2013 - Arinto
  • Covela 2013 - Edição Nacional - Avesso
  • Dom Diogo 2013 - Alvarinho
  • Quinta da Aveleda 2013 - Loureiro
  • Estreia Vinho Verde - Rosé - Espadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário