AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Investigação sobre importação de vinho será encerrada, diz ministério


O encerramento da investigação para aplicação de salvaguarda às importações de vinhos pelo Brasil, iniciada em março deste ano, será publicado nesta terça-feira no “Diário Oficial da União”. O fim do procedimento ocorre após solicitação dos “peticionários”, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Em 2011, quatro entidades representativas do setor pediram a investigação: Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Federação das Cooperativas do Vinho (FecoVinho) e Sindicato da Indústria do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (SindiVinho). As quatro solicitaram nesta segunda-feira o fim da investigação.
Dessa maneira, nenhuma medida será aplicada à importação de vinhos, segundo o ministério. Como informou a edição desta segunda-feira do Valor Econômico, um acordo fechado entre produtores nacionais, importadores, distribuidores e supermercados prevê esforços conjuntos para dobrar as vendas de vinhos finos nacionais até 2016, para 40 milhões de litros por ano. Para 2013, a meta é vender 27 milhões de litros, alta de 35% sobre as projeções para este ano.
O acordo também estabelece que pelo menos 25% dos vinhos finos à venda nos supermercados sejam nacionais. Hoje, em muitos casos, essa fatia não passa dos 10%. Já nos demais estabelecimentos, como lojas especializadas, a participação será de no mínimo 15%.
O pedido de salvaguardas havia sido apresentado no ano passado pelos representantes das vinícolas porque os importados representavam até 80% do mercado brasileiro de vinhos finos — situação que se pretende reverter com o acordo. Atualmente há distribuidores de vinho que trabalham apenas com produto importado.
Considerando os vinhos comuns, o objetivo é aumentar o consumo per capita da bebida no país, seja brasileira ou importada, de 1,9 litro para 2,5 litros por ano até o fim de 2016. Na Austrália, por exemplo, o volume consumido chega a 30 litros por ano por habitante. 
Fonte: Valor Econômico (Lucas Marchesini)

Um comentário:

  1. Um absurdo o governo nos obrigar a beber essas merdas feitas aqui mais caras que um bom vinho Argentino ou Chileno, chega PT de empurrar merda na nossa boca e irem a Paris e comer e beber do melhor enquanto o povo aqui é obrigado a beber esses chorumes da Miolo, Valduga etc.

    ResponderExcluir