AMIGAS DO VINHO

AMIGAS DO VINHO
MINHA DOCE MISSÃO A Confraria Amigas do Vinho foi fundada no dia 2 de agosto de 2003. É um confraria nacional, virtual, mas com encontros presenciais. A Confraria Amigas do Vinho é registrada, inclusive seu domínio e a sua logomarca. Nossa proposta é proporcionar encontros entre mulheres que apreciam degustar vinhos, de forma moderada, lúdica e descontraída. Nesses encontros, além de degustarmos vinhos também desfrutamos do intercâmbio pessoal, profissional, cultural e educacional.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vinho Verde - o que é ?


É uma denominação de origem, que foi criada em Portugal em 1908, para videntificar os vinhos jovens produzidos no Noroeste de Portugal. Um Certificado como Denominação de origem pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, apresenta-se com sêlo de garantia cujo ano reflete a data de requisição do mesmo e a data do engarrafamento. O vinho na verdade é da colheita do ano imediatamente anterior.
Os vinhos Verdes podem ser brancos e tintos. A palavra Verde não tem nenhuma ligação com o estado de maturação das uvas, que são óbviamente sempre colhidas maduras ou com a côr do vinho.
Devido às características daquela região os vinhos produzidos, tem uma concentração em maior de ácido málico, o que faz com que a fermentação não termine na vinificação, mas continue.
Um dos produtos desta fermentação é o ácido carbónico, que faz com que o Vinho Verde fiquem com a chamada ”agulha”, algo parecido com a sensação de bolhas na boca. O resultado é um Vinho com grande Frescor e uma sensação “gasosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário